A Aventura da Procura de um Novo Emprego
Desde há uns meses que estou à procura de um novo emprego, não estou feliz no atual e preciso de uma mudança, não só para evoluir profissionalmente mas para bem da minha saúde mental porque fazer algo que não nos realiza mata-nos por dentro.
Centenas de candidaturas enviadas e meia dúzia de entrevistas sem interesse, nem para mim como candidato nem para eles como empresa, tudo ao lado.
Feedback que tenho recebido de outras pessoas que também procuram é a de que o mercado está louco, as empresas entrevistam sem terem a intenção de contratar e depois não dão feedback, ficando os candidatos num limbo.
A facilidade com que é possível a uma empresa publicar um anúncio de emprego mesmo sem ter a intenção de contratar devia ser repensada, uma empresa não pode simplesmente publicar uma oferta de trabalho se não tiver real intenção de contratar, é uma fraude.
O mercado de trabalho em Portugal sempre foi esquisito, não é dinâmico e a falta de ética das empresas faz com que se caia numa situação em que toda a gente perde. Por exemplo, empresas que publicam anúncios para os quais não pretendem contratar e candidatos que enviam candidaturas para empregos para os quais não estão qualificados, só por enviar, o easy apply do Linkedin.
No meu caso, tenho andado perdido neste mundo, a vontade de mudar é grande, preciso de crescer e estabilizar mentalmente, por outro lado o mercado está tão agressivo que ficar onde estou poderá ser uma boa hipótese, pelo menos por mais algum tempo.